A moda pode até não constar entre as prioridades de consumo de uma grande parte dos brasileiros neste momento, mas certamente pularia muitas posições acima se o consumidor compreendesse todo o valor que está associado a ela, que é a segunda maior empregadora da mão de obra do país. Esta percepção de valor subiria mais ainda se os brasileiros também soubessem que uma das escolhas de moda preferidas de qualquer nação, a calça jeans, tem em território nacional uma das rotas produtivas mais sustentáveis e desenvolvidas do mundo.
A história de valor do jeanswear nacional já começa diferenciada pela procedência da sua composição. O algodão brasileiro é o único desenvolvido em regime de sequeiro: ou seja, regado pelas águas das chuvas naturais. Apenas 4% do nosso algodão é irrigado, e somente essa característica já deixa de despejar no meio ambiente cerca de 10 mil litros de água por cada calça jeans produzida. Nossas tecelagens usam biomassa, amaciam fios e fibras com cupuaçu, reciclam água e nossas lavanderias já usam as tecnologias mais ecológicas que o mercado dispõe.
Foi com o objetivo de conscientizar o consumidor quanto ao valor que está envolvido na compra do seu item de moda predileto que, na última segunda-feira, diversas empresas do setor denim se reuniram para apresentar em um trabalho conjunto o projeto Jeans do Brasil.
Como medida inicial, a iniciativa consiste na sugestão de que as marcas incorporem uma comunicação específica, em formato de tag ou estampa de forro, sinalizando a procedência nacional e comunicando todo esse valor através da expressão “Jeans do Brasil”.
O movimento é aberto a qualquer confeccionista que queira participar, e não implica em nenhum custo adicional. A arte é fornecida pela Denim City SP, além de um material em PDF com todas as instruções quanto à adesão ao movimento, aplicação das estampas, cores do tag, tipografia e bordas para estamparia pode ser baixado livremente.
“Este é um movimento sem assinatura pois está sendo feito pela cadeia de moda têxtil do Brasil” explicou a coordenadora da Denim City SP, Maria Jose Orione. “O objetivo é obter a maior divulgação possível, para que possamos chegar de forma viral ao consumidor final. Vamos incorporar informações resumidas sobre economia de água, informações dos parceiros de tecidos sustentáveis, e contar quais as iniciativas sustentáveis que as tecelagens brasileiras tem pois nossa industria têxtil é muito desenvolvida e temos muitos fabricantes atuando a muitos anos de forma sustentável”, acrescentou.
Além da diretora acadêmica da Denim City SP, a transmissão de apresentação do projeto contou com a adesão de Marcio Negrão, CEO da Denim City SP; Taissa Cruz, gerente de marketing e comunicação na Capricórnio Têxtil; Marcos Martino, gerente de vendas da Lycra®; Fabio Covolan, gerente de marketing e exportação da Canatiba Denim Industry; Aline Nobrega Cabral, gerente comercial e marketing planner da Covolan Têxtil; Joanna Teixeira, designer de moda da Cedro Têxtil; Mieko Cabral, consultora de design da Denim City SP; e Sueli Pereira, gerente de moda e comunicação da Santista Jeanswear. A audiência da transmissão, contou com profissionais da mídia, apoiadores e principalmente confeccionistas e representantes comerciais de marcas e tecelagens.
Durante esta terça-feira, dia 16 de junho, as redes sociais vão viralizar a primeira postagem com a arte, que como já mencionado, é totalmente gratuita e aberta para incorporação de todos os integrantes da cadeia nacional. A mesma, será também será extensiva às sarjas pois compreende a aplicação nos modelos com estilo jeans, definido pela construção calça de costura dupla e estilo five pockets.
Marcas e confecções que aderirem ao movimento, vão receber também um material com argumentações para venda para que consumidor entenda o valor do jeans brasileiro. “Hoje, nosso mercado tem muita dificuldade de vender o jeans para o consumidor final, pois estamos concorrendo com uma série de produtos que não são do vestuário”, explicou Taissa Cruz. “Então quanto mais argumentação de venda tivermos para este consumidor, maior será o valor que ele vai enxergar nesse produto final, e isso vai fortalecer cada vez mais o nosso negócio”, completou.
Para Maria José Orione, todos que integram a cadeia de moda são bem vindos no projeto, pois o objetivo é o fortalecimento da ideia. “Este feito de reunir as maiores tecelagens brasileiras para sentarem, discutirem e encontrarem caminhos comuns em uma ação para a melhoria do setor é inédito e estamos muito orgulhosos de ter tido esta adesão generosa”, contou.
Nas palavras de Sueli Pereira: “A moda não é banal, ela é responsável por muitas transformações”. De fato, ela trouxe uma industria potente para o nosso país, especialmente a parte dela que se refere aos “tons de índigo”. Nossa missão agora, é levar ao conhecimento do consumidor todo esse valor, e torná-lo protagonista dessa evolução.
O Guia JeansWear apoia o projeto Jeans do Brasil, para mais informações basta entrar em contato pelo email info@denimcity.org.br.
FONTE: https://guiajeanswear.com.br/